Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: OS POEMAS DO IMPERADOR MEIJI PARA ELIMINAR OS PENSAMENTOS

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2015

OS POEMAS DO IMPERADOR MEIJI PARA ELIMINAR OS PENSAMENTOS



A Associação do Mestre Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai), no Japão, tem dois propósitos muito concretos, no que diz respeito aos métodos da Terapia Reiki – A eliminação dos pensamentos; Os cinco princípios. Os pensamentos podem alterar a nossa percepção e predisposição na terapia, alterando a capacidade de receber e trabalhar com Reiki. Os princípios auxiliam-nos a ultrapassar as nossas limitações e a crescer mental, emocional e espiritualmente.
Neste excerto do Manual da Terapia Reiki (Reiki Ryoho no Shiori), é explicada a importância dos poemas do Imperador Meiji, pois é através deles que os praticantes japoneses limpavam a mente e se mantinham concentrados na sua meditação ou terapia. Como diziam «entoa os poemas do Imperador Meiji e elimina todos os teus pensamentos.»

A razão de entoar os poemas do Imperador Meiji

O Imperador Meiji foi o que teve uma capacidade espiritual excelente, entre os sucessivos imperadores. O seu grande caracter foi descrito como que a aura da sua grande virtude brilhava para todos como um raio de sol, o seu afeto era tão profundo como o oceano e a sua vontade era inamovível e no entanto misericordiosa como a da Mãe Natureza.
Toda a agitação que ocorreu no país desde o final do período Edo fizeram-no mais forte e alimentaram-no, e tornou-se, mais tarde, um herói de sucesso. Lideres e oficiais de sucesso, que vivenciaram muitas dificuldades nesses tempos, também tiveram excelente qualidade de personalidade, no entanto, quando apareciam diante do imperador, suavam muito, mesmo no inverno frio. Isto não era por ele ser um imperador nobre por quem o povo sentia algo de formidável mas porque a radiância do seu corpo os fazia sentir calor.
Quando o presidente Roosevelt visitou o Japão e conheceu o imperador, ele admirou o seu carácter e descreveu, «Quer no este ou oeste, nunca encontrarão ninguém melhor, que tem tal qualidade em si, que o Imperador Meiji. O povo japonês é muito felizardo por o ter como líder do país para a sua prosperidade à qual estão prometidos…»
O Imperador Meiji era um homem sereno mas expressava os seus pensamentos nos seus inúmeros poemas e cada um deles muito reconhecido pela literatura moderna.
Compôs este seu famoso poema após a guerra russo-nipónica ter terminado:
Yomo no umi
Mina harakarato omou yoni
Nado nami kaze no tachinaramu
Significa que neste dia e tempo, muitos pensam que somos todos amigos em todos os países mas então, porque estão as ondas em tantos oceanos tão perturbadas?
O Mestre Usui, o fundador da nossa associação, respeitava a virtude do Imperador da mesma forma como uma criança respeita os seus pais e escolheu 125 poemas como guias para o seu estudo da terapia Reiki. Os seus princípios têm sido, tradicionalmente, mantidos na nossa associação, até agora e esperemos que assim continuem sendo!
(Fim do trecho)
O Imperador Meiji
Esta explicação da importância do Imperador Meiji, permite-nos compreender o respeito e consideração que o povo japonês tinha e tem por ele. Ao visitar o Santuário Meiji, onde o Imperador e Imperatriz estão sepultados, pude constatar a reverência, o respeito e desejo que os japoneses têm na procura da sabedoria do Imperador para os auxiliar na sua vida. Sem dúvida que estes poemas são de uma grande lucidez e podem ajudar-nos a manter a mente limpa e o coração predisposto. O Mestre Usui, ensinava os seus alunos a entoarem estes poemas, para que eles se mantivessem vivos na mente e assim pudessem brilhar no coração, impedindo que outros pensamentos mais desgastantes ou de menos valor sobressaíssem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário