Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: IDOSOS E REIKI

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

IDOSOS E REIKI


Melhor idade?
Muitos se referem a fase depois dos 60 anos como a “terceira idade” ou a “melhor idade”. Independente do nome que se dê, o ideal é conseguir sempre usufruir do agora, da idade que temos, celebrar seus benefícios e curtir suas qualidades: estar em contentamento!
Mas como estar em contentamento  se as vezes tudo dói? Ou quando não conseguimos fazer mais o que antes nos dava prazer? Ou até mesmo quando não temos mais o mesmo “poder” que tínhamos antes no trabalho ou na família porque não cumprimos mais as mesmas funções? Um grande desafio.
Aceitar as coisas em sua nova configuração, não criar expectativas sobre como elas deveriam ser, enxergar as coisas positivas e ser Grato a tudo o que nos acontece são algumas boas dicas. Mas como fazer tudo isso se geralmente temos padrões cristalizados que nos impedem?
Envelhecimento saudável
Reiki é uma técnica fantástica para dissolver padrões cristalizados. Indolor, tranquila e amorosa, a cada sessão de Reiki você vai percebendo mudanças dentro daquilo que é capaz de lidar. Aos poucos ficamos menos suscetíveis a opiniões externas, redimensionamos expectativas, criamos mais força pra encarar as coisas como são e nos permitimos sonhar novos sonhos.
Atualmente há uma corrente em saúde que diz que a preparação para a velhice deveria vir desde que nascemos. Tudo o que fazemos, nos alimentamos, os hábitos que temos ao longo da vida, as escolhas que trilhamos, a forma com que nos relacionamos com as pessoas e com a vida, tudo isso tem papel fundamental na forma com que passaremos essa fase. Interessante, não?
Se você ainda não passou dos 60, um ótimo motivo pra repensar e redirecionar rumos. Se já passou deles, não se desespere! Sempre é momento para fazer um exame nas condições atuais e mudar cursos…
Mas o que tem de especial a “melhor idade”?
Muitas pessoas encaram a velhice como a ante-sala da morte. Vamos ser francos: todos nós vamos morrer. E não necessariamente a minha avó está mais perto deste momento do que eu, embora ela tenha mais de 90 anos. Ao invés de nos trazer angústias, essa percepção deve trazer ainda mais intensidade e celebração para cada um dos dias da nossa vida. O que vamos fazer com o tempo que nos resta?
Reiki é uma ferramenta que pode ajudar muito nessa questão. O equilíbrio e a energia tranquila nos permite enxergar as coisas boas de cada uma das fases da nossa vida. Alguns pacientes passam a classificar a fase pós-60 como a “melhor idade” porque percebem que não possuem tantas responsabilidades como antes: os filhos já estão criados, já estão aposentados, etc. Chegou finalmente a hora de fazer coisas que até então não eram possíveis!
Embora este possa ser um momento incrível, o mais comum é ficarmos no saudosismo do que não pode mais ser feito. Não nos abrir para as transformações que são necessárias nessa fase. Criarmos uma rigidez e grandes dificuldades. Esperarmos a morte com olhar de desesperança. Sofrimento.
Equilíbrio para transformar
Pensem num barco que antes navegava em mares bravos e de repente se vê numa calmaria (ou vice versa): quanto mais dentro do eixo a embarcação está, mais fácil fica de se adaptar.
O mesmo acontece com os idosos. Parar de trabalhar, ter dificuldades de locomoção ou até mesmo não poder mandar em ninguém como antes são fatores de difícil assimilação para a maioria deles.
Quanto maior o equilíbrio da pessoa (quanto mais dentro do eixo ela está) mais fácil fica se adaptar e viver de forma mais tranquila nessa nova fase. Por isso Reiki é uma terapia excelente nesses casos: fortalece a parte física, dá mais ânimo e disposição pra enfrentar as mudanças, conecta a gente com a gente mesmo e por isso permite fazer escolhas mais conscientes e que nos dão mais alegria. Um presente!
Como são as sessões?
As sessões são feitas enquanto o paciente está deitado. E isso é ideal para a maioria dos idosos. Enquanto o terapeuta coloca as mãos sobre os pontos energéticos, quem recebe o Reiki apenas tem que ficar descansando relaxado.
Reiki pode ser recebido em um consultório ou em casa, em clínicas de saúde, asilos e até mesmo em hospitais. Sem nenhuma contra-indicação ou necessidade especial. Não há uma hora do dia (ou da noite) preferencial, pode ser feito de estômago cheio ou vazio, com o paciente saudável ou doente. E sempre dará a quem recebe o equilíbrio que este precisa.
Tenho acompanhado casos de pacientes que tinham dores frequentes e que essas vão desaparecendo até que sumam. Outros ganham coragem e força para enfrentar cirurgias que até então pareciam batalhas grandes demais para a sua idade e situação física. Há ainda casos onde a desesperança e a falta de estímulo para a vida são substituídos durante o tratamento com Reiki por alegria, leveza e a vontade de sonhar novos ideais pro período que ainda resta…
Reiki para ser feliz!
Independentemente da sua idade ou de quanto tempo ainda lhe resta de vida, seja feliz!
Aceitação é um longo processo, que tem que ser conseguido de dentro para fora e o Reiki pode ajudar muito nisso. E no caso especial dos idosos a aceitação é um passaporte para momentos incríveis e até mesmo para uma passagem harmoniosa e tranquila, cercada de amor e coisas boas.
Experimente: é muito bom a gente estar em paz com a gente mesmo independente das situações externas! Impossível? Faça Reiki…
Maturidade: aceitar as mudanças da vida.

https://reikicura.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário