Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI ARTIGO PUBLICADO EM PORTUGAL

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de abril de 2014

REIKI ARTIGO PUBLICADO EM PORTUGAL



REIKI, É A ARTE SECRETA DE CONVIDAR A FELICIDADE»
(MIKAO USUI)



HIPÓCRATES
 considerado o “Pai da Medicina” (460 a.C) proferiu uma frase que sempre me fez pensar e, na qual, vos convido, seriamente, a refletir: «Não existem doenças, existem homens doentes.»  


Convido-o(a), pois, a “olhar” a doença e a olhar, para si próprio(a), com “outros olhos”. Pois, é importante que tenhamos consciência que as nossas emoções, perceções, atitudes e pensamentos afetam, profundamente, o corpo, por vezes, drasticamente.

E, afirmo-o, porque, não há cura, sem uma mudança de consciência.


As ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90% de todas as doenças são causadas por «stress». E sob «stress» as atividades hormonais tornam-se aceleradas, desequilibrando todo o sistema endócrino.


Algures, em meados do século XX, nos anos a seguir à 2.ª Guerra Mundial, começou a tomar forma um período único da história da medicina ocidental – a Era da medicina “mente-corpo”, que tem vindo, progressivamente, a desenvolver-se conduzindo a disciplinas inteiramente novas, tais como, a
 psiconeuro-imunologia(estuda, grosso modo, as relações entre as emoções e o sistema imunológico).

O REIKI é um método de tratamento
 holístico (“holos” vem do grego e significa “todo”) que olha e trata o Homem como um todo, isto é, um SER inteiro com corpo, mente e emoções. O REIKI atua nas “causas” que estão na origem do problema, vai para além dos sintomas da doença. Com o REIKI, não é a doença ou a enfermidade que se cura, “é a própria pessoa”

- O QUE É O REIKI? Não é fácil explicar o que é o Reiki, assim, como não lhe será fácil, a si, explicar-me o que é um chocolate, se eu nunca tiver experimentado o sabor. Provavelmente, o leitor responder-me-ia: «- Olhe, um chocolate é bom, é uma maravilha, mas tem de experimentar!»   


Atrevo-me, também, a sugerir-lhe que experiencie uma sessão de Reiki, com alguém que saiba está habilitado a fazê-lo. E, depois, aí sim, poderá emitir a sua opinião formulada com base nessa sua vivência única e pessoal.

REIKI” é uma palavra japonesa composta por dois “kanjis” e que significa “energia vital universal” (REI” = “universal” e “KI” = “energia vital”, que dá vida a todas coisas).


O
 REIKI é uma terapia de saúde japonesa, que funciona através da imposição das mãos, um sistema de auto sanação e de reequilíbrio bioenergético.


O Mestre
 Mikao Usui (1865-1926) que foi quem redescobriu e estruturou o Reiki como sistema de cura, afirmava o seguinte: - «O REIKI, caminho tão difícil de compreender, é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu.”


Mais, do que a técnica, trata-se, pois, de sentir, de percecionar os seus benéficos e abrangentes efeitos.

Falamos de energia universal.
 

Pois bem, pense nisto: parece evidente que existe algo, para além da minha ou da sua vontade ou consciência, que gera e mantém a beleza e a harmonia universal. Existe uma qualquer energia no universo ou força harmoniosa que faz germinar as flores, as sementes, as ervas, que faz mover as estrelas, os planetas, que faz surgir o Sol e a Lua.
 

De acordo com a ciência moderna, tudo o que existe é energia, somos energia.


De uma maneira muito simples,
 o que se faz através do Reiki é canalizar essa energia universal, com o objetivo de restabelecer a energia vital de quem a recebe, restaurando o estado de equilíbrio natural e promover a saúde.


- EM QUE SITUAÇÕES PODE SER UTILIZADO
? O Reiki trata problemas de saúde, física, mental e emocional. Recomenda-se, também, a sua utilização como método preventivo, sublinhando, contudo, que não substitui a medicina convencional.


-
 É PRECISO ACREDITAR NO REIKI PARA OBTER EFEITOS NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE? Não. Os efeitos fazem-se sentir, ainda que, quem recebe  Reiki esteja a dormir, desfalecido, em coma, ou até mesmo quando não saiba, ou nunca tenha ouvido falar de Reiki. A maioria das pessoas começa a ter confiança nos efeitos deste tratamento após a primeira sessão.

-
 O REIKI PODE INTERFERIR NAS MINHAS CRENÇAS FILOSÓFICAS OU RELIGIOSAS? O Reiki não é uma religião. É praticado em todo o Mundo por Cristãos, Católicos, Islamitas, Hinduístas, Budistas e também, por Agnósticos e Ateus. No Reiki não existem dogmas, nem se adoram Divindades.

-
 QUAL A DURAÇÃO DE UM TRATAMENTO DE REIKI? Em geral, uma sessão tem a duração de uma hora e, em regra, aconselha-se que se façam, inicialmente, cerca de 4 a 6 sessões.


- O QUE SE SENTE DURANTE OU APÓS UMA TERAPIA DE REIKI?
 Não há um padrão. Cada pessoa é única. Mas, em regra o REIKI proporciona um grande relaxamento, tranquilidade, serenidade, harmonia e bem estar.


-
 QUEM PODE APRENDER E USAR AS TÉCNICAS DE REIKI? Não há exigências de idade, nem de escolaridade. Qualquer pessoa no pleno uso das suas capacidades físicas e mentais, pode tratar de si mesmo e das outras pessoas. A iniciação em REIKI é um caminho de “descobertas” e de mudança de vida pessoal, em direção a uma vida harmoniosa e saudável, que acontece a partir de uma vontade interior, mas que se expressa quando tocamos os outros ou somos tocados pelos outros.


Em suma, podemos encarar
 o Reiki como uma prática terapêutica com uma filosofia de vida refletida pelos seus cinco princípios:

«SÓ POR HOJE, SOU CALMO, CONFIO, SOU GRATO, TRABALHO HONESTAMENTE E SOU BONDOSO.»


Fonte: Reprodução do artigo publicado a fls 10 e 11 do JORNAL DAQUI de MAFRA, Portugal - Edição n.º 46 de 19 de Março de 2014
JORNAL DAQUI:  http://www.jornaldaqui.com.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário