Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS PORTUGUESAS EXEMPLO A SEGUIR

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2014

REIKI PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS PORTUGUESAS EXEMPLO A SEGUIR



Reiki cada vez mais comum nas escolas portuguesas

As escolas portuguesas estão cada vez mais a integrar a terapia complementar e filosofia Reiki como forma de contribuir para o bem-estar das crianças. Prova disso mesmo são os vários projetos de que vamos tendo conhecimento de Norte a Sul do país, muitos por iniciativa dos próprios professores. As crianças, essas, mostram-se sempre recetivas à prática com muito entusiasmo e dedicação.

Recentemente, a Associação Portuguesa de Reiki (APR) divulgou um projeto que está está a ser levado a cabo por Regina Fontes no Agrupamento de Escolas de Arouca, com crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Trata-se de uma iniciativa inserida no próprio programa escolar e é realizada com conhecimento e autorização de todos os pais. Neste momento estão a ser abrangidas 20 crianças, algumas com necessidades educativas especiais, e as alterações positivas de comportamento já se começam a fazer notar.
Também Sónia Gomes, coordenadora do Núcleo do Porto da APR, esteve no Centro Escolar de Penafiel para uma palestra e demonstração de Reiki junto dos alunos do pré-escolar, com idades entre os 3 e os 5 anos. A recetividade foi grande, com algumas crianças a quererem receber Reiki da terapeuta mais do que uma vez.
Da  mesma forma, desde novembro de 2012 que a Escola EB 2,3 Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis, integra Reiki no seu Programa Educação para a Saúde, como forma de contribuir para o bem-estar dos alunos, promovendo melhorias em casos de hiperatividade, ansiedade e falta de autoestima. O projeto é levado a cabo por Ana Maria Ramalho com o apoio do Núcleo de Santa Maria da Feira da APR.
Outras iniciativas idênticas são levadas a cabo, por exemplo, em oito escolas do concelho de Vila Nova de Gaia ou em Castelo Branco, através do Clube de Reiki criado por Vanda Vaz de Carvalho, coordenadora do núcleo regional da APR daquela cidade.

Vantagens do Reiki para os mais novos

São várias as vantagens para os mais novos:
- Promove o relaxamento
- Favorece a concentração
- Estimula a autoestima e autoconfiança
- Ajuda no controlo da ansiedade
- Alivia tensões e cansaço
- Potencia uma postura mais positiva e assertiva

 Por reconhecer que os mais novos precisam de alicerces bem estruturados para contribuírem para a construção de uma sociedade melhor, mais pura e equilibrada. Isto porque todos sabemos que… é de pequenino que se cultivam os melhores e mais saudáveis hábitos. 
Blog APR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário