Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: JOHN GRAY, TAKATA E O REIKI

Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

JOHN GRAY, TAKATA E O REIKI


É sempre interessante termos uma perspectiva do Reiki sobre como este era nos tempos de Takata, Hayashi e Usui. No seu livro Hand to Hand, o John Harvey Gray descreve alguns dos seus encontros e experiências com Takata.
John Gray foi o terceiro Mestre de Reiki formado por Hawayo Takata. Iniciou o seu primeiro nível na casa de Wally Ricardson a 12 de Junho de 1974. Segundo as suas memórias, não se recorda muito do dia, exceto que Takata usava um belíssimo vestido dourado. Apesar da sua aparência delicada, Takata emanava presença e falou o seguinte sobre o Reiki:
  • O sistema de Reiki é simples, tão simples que uma criança pode usar. O praticante usa uma técnica de imposição das mãos em posições específicas no corpo, movendo de uma posição a outra à medida que as mãos “arrefecem”
  • Os praticantes não usam a sua própria energia para curar, antes tornam-se condutores da energia universal (Reiki)
  • O praticante e o cliente sentem-se bem após um tratamento
  • O praticante pode fazer um autotratamento
  • Os praticantes estão protegidos de apanhar os problemas físicos ou emocionais dos seus clientes
  • Reiki é eficaz em emergências.
A 6 de Outubro de 1976, John Gray tornou-se mestre de Reiki – o terceiro formado por Takata. Os seus dois colegas anteriores foram Virginia Samdahl e Ethel Lombardi. Gray assumiu o Reiki a tempo inteiro em 1979. É curiosa a sua partilha sobre o primeiro ano de actividade – foi um tempo aterrador, não ganhava dinheiro suficiente e estava preocupado por ter que voltar ao seu anterior negócio.
É interessante esta partilha pois muitas vezes tem-se uma noção errada sobre o “dinheiro” que se faz com a prática de Reiki. É como qualquer outra atividade, requer muito esforço, muito sacrifício, muito investimento inicial e possivelmente, a maior parte do tempo, o valor que se ganha é para pagar despesas. Assim como Gray, que se mostrou humano ao identificar a sua preocupação, também o mesmo pode acontecer a qualquer terapeuta ou mestre de Reiki que avance com o seu projeto. Há que confiar e colocar todo o saber no que se faz, sempre com muito Reiki.
Até à sua passagem a 12 de Janeiro de 2011, John Gray criou o sistema Usui-Gray Integrated Reiki System® pelo qual ensinou mais de 1000 classes e treinou milhares de praticantes em 35 anos de ensino e prática de Reiki.

Este artigo é uma partilha sobre o tempo de ensino da Mestre Takata e também uma homenagem ao Mestre John Gray.

Nenhum comentário:

Postar um comentário