Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: 15/09 - PARABÉNS MESTRE HAYASHI !!!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

15/09 - PARABÉNS MESTRE HAYASHI !!!



Há pessoas que contribuem decididamente para que determinados acontecimentos se deem e o mundo avance mais e melhor. Porém, nem todas têm a visibilidade que o seu contributo merece. Uma delas é o Mestre Chujiru Hayashi. O seu legado é de tal maneira valioso que, se não fosse ele, talvez não estivéssemos hoje aqui a falar e a praticar Reiki. Por isso, neste dia 15 de setembro, data em que se celebra o seu aniversário, vamos homenageá-lo. E agradecer-lhe a ousadia de transmitir o Reiki a quem o trouxe para o Ocidente.
Não se encontra muita informação sobre a vida de Chujiru Hayashi, mas alguns factos estão disponíveis e provados. Por exemplo, sabe-se que nasceu em 15 de setembro de 1880, em Tóquio, e foi um médico graduado na Academia Naval Japonesa, tendo chegado a Diretor da Estação de Defesa do Porto de Ominato, em 1918. Casou-se com Chie Hayashi e teve dois filhos.
Hayashi começou a estudar e praticar Reiki em 1925, em Nakano, com o Mestre Mikao Usui. Quando este morreu, em 1926, foi necessário que um aluno competente continuasse o seu trabalho e Chujiru Hayashi foi o escolhido. Por esta razão, Hayashi é designado como Mestre continuador dos ensinamentos de Mikao Usui, ainda que nunca tenha sido nomeado diretor da Usui Reiki Ryoho Gakkai (escola criada pelo Mestre Mikao Usui) nem oficialmente declarado sucessor de Mikao Usui.
Na década de 30, Chujiru Hayashi acaba por desenvolver um conjunto de técnicas e posições para cada doença ou situação clínica, estabelecendo uma ligação entre o Reiki e o seu saber médico. Ao sistema que desenvolveu deu o nome de Hayashi Reiki Kenkyu-kai e ensinou-o profusamente por todo o Japão, organizando seminários regulares muito concorridos. Por esta altura dá-se também o seu afastamento da Usui Reiki Ryoho Gakkai.
 Contributo valioso
Um dos preciosos contributos do Mestre Hayashi para o Reiki foi o facto de ter trazido para esta terapia complementar os conhecimentos médicos que possuía. Sem adulterar a essência do método que lhe fora ensinado por Mikao Usui, Hayashi integrou a mais-valia do seu saber e experiência como médico. E esta é uma das maravilhas que o Reiki permite: enquadrar perspetivas e saberes, mantendo a génese – a energia vital universal – intacta.
Outro contributo valioso – e provavelmente responsável pelo facto de hoje praticarmos Reiki no Ocidente – prende-se com a sua decisão de ensinar Reiki a uma estrangeira. Com efeito, foi Chujiru Hayashi quem, em 1936, iniciou Hawayo Takata no Reiki. Embora descendente de japoneses, Hawayo Takata nasceu no Hawai, o que poderia ser um critério eliminatório para quem lhe fosse ensinar Reiki. Mas não o foi (felizmente) para o Mestre Hayashi que, depois de tratar Hawayo Takata na sua clínica, em Tóquio, aceitou iniciá-la e ensinar-lhe todos os níveis de Reiki, inclusive o Shinpiden, a 21 de fevereiro de 1938. Juntos divulgaram o Reiki no Hawai, dando conferências, ensinando e fazendo tratamentos.
Posteriormente, a Mestre Takata conferiu ao Reiki o impulso que hoje lhe conhecemos. Não só fundou várias clínicas de Reiki no Hawai como espalhou o conhecimento desta terapia complementar e filosofia de vida por todos os Estados Unidos da América. E daqui o conhecimento fluiu para todo o mundo.
Chujiru Hayashi pôs termo à vida em 11 de maio de 1940 e os seus ensinamentos continuaram a ser assegurados não só pela Mestre Takata como pela sua mulher, bem como por diversos alunos que haviam sido por ele iniciados.
Hoje, 133 anos depois do seu nascimento, cabe-nos homenagear o Mestre Hayashi. Não só pelo seu legado e relevância, mas sobretudo pela coragem e ousadia de apoiar a disseminação do Reiki para fora do Japão.

Só por hoje, somos-lhe muito gratos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário