Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI PARA CAVALOS

Pesquisar este blog

sábado, 20 de julho de 2013

REIKI PARA CAVALOS



O seu cavalo tem stress, problemas de pele ou lesões? Porque não experimentar Reiki para cavalos? Nesta entrevista a Olívia Pimentel, na revista Contra Barreira, ficaremos a saber mais sobre esta terapia complementar aplicada aos cavalos e também aos cavaleiros.
Terapias alternativas – o Reiki  adaptado aos Cavalos.
Por: Olívia Morais Pimentel
Revista Contra Barreira
O que é o Reiki?
O Reiki é um método de cura não invasivo desenvolvido pelo Mestre Japonês Mikao Usui através da imposição de mãos do terapeuta já utilizado em muitos países da Europa e na América.
Benefícios de Reiki em cavalos
O Reiki pode ajudar o seu cavalo com problemas tais como: Problemas de pele, lesões ao nível dos tendões e ligamentos, cólicas, questões emocionais e de ansiedade, nervosismo antes de provas tanto para o cavalo como para o cavaleiro, ajuda a melhorar a relação entre o cavalo e cavaleiro e reduz o stress antes das competições. Também pode ser utilizado no transporte e na separação dos poldros das suas mães.
A energia de Reiki tem um efeito relaxante tanto para as pessoas como para os cavalos e os cavalos respondem muito bem à energia. A energia de Reiki irá atuar somente onde for necessária e não substitui tratamento veterinário.
Reiki para o cavalo e para o cavaleiro
A terapia complementar de Reiki pode ser usufruída por qualquer pessoa ou animal sem quaisquer riscos e é baseado no amor incondicional. Quando uma pessoa ou animal recebem Reiki conseguem relaxar e as ondas cerebrais desaceleram. Isto vai permitir se possam concentrar melhor e num estado de relaxamento profundo os músculos relaxam e a dor desaparece. A respiração além de ser profunda torna-se calma e isto é uma grande vantagem quando estamos a lidar com animais tão sensíveis quanto os cavalos. Tal como acontece com as pessoas os cavalos também relaxam e a maior parte das vezes não é necessário tê-los presos enquanto aplicamos Reiki. Eles simplesmente deitam-se ou ficam quietos e aceitam a energia.
Com a terapia de Reiki conseguimos ajudar o cavaleiro a relaxar e aliviar as dores musculares. É muito benéfico para os cavaleiros receberem Reiki porque a maior parte das vezes sofrem de dores musculares. Muitos cavaleiros sentem tensão na zona dos ombros e pescoço e gradualmente essa tensão passa para outras parte do corpo. Desta forma vai condicionar a maneira como o cavaleiro se senta em cima do cavalo e como o cavalo responde ao cavaleiro. Facilmente um cavaleiro transmite a tensão dele ao cavalo, e a maior parte das vezes tanto o cavalo como o cavaleiro sentem tensão nos mesmos locais por isso nem que seja pelo bem do seu cavalo o relaxamento é necessário.
Um dos benefícios da terapia de Reiki é a forma como a respiração se torna mais profunda e calma e assim remover a dor e a tensão. O ideal seria tanto o cavaleiro como o cavalo receberem sessões de Reiki juntos para que o terapeuta pudesse ver como funcionam enquanto equipa.
Se o cavaleiro for tímido e reservado ou se teve uma má experiencia, a terapia do Reiki irá ajudar no que diz respeito ao medo e a sua causa. Deste modo será possível reconstruir o nível de confiança do cavaleiro e assim ajudá-lo a comunicar melhor com o seu cavalo.
A maioria das pessoas já se consciencializaram da sensibilidade dos animais e as várias técnicas de treinos estão cada vez melhores mas os cavaleiros começam a tomar consciência que existem outras ferramentas para os ajudar. A medicina complementar está a ser reconhecida mundialmente e embora não vá substituir o tratamento veterinário está a chamar bastante atenção.
A terapia complementar Reiki é uma técnica não invasiva e pode ser benéfica para todas as pessoas, animais e até à própria natureza. No estrangeiro já é reconhecida pela calma que produz nos animais durante a visita dum veterinário e os proprietários conseguem observar como é que acalma os cavalos durante o transporte, no trabalho em conjunto com outros cavalos ou até para diminuir a tensão muscular. Os cavalos não julgam e não entendem a cura, eles somente sentem que quando o terapeuta põe as mãos em cima deles, eles sentem-se muito melhor. Os cavalos correspondem ao terapeuta de forma diferente que à maior parte das pessoas que lidam com eles diariamente e aceitam de boa vontade a energia Reiki. Ao contrário das pessoas os cavalos não têm ego que irá bloquear a energia.
Através da aplicação de Reiki tanto ao cavalo como ao cavaleiro conseguimos fortalecer a relação entre os dois. É um método de comunicarem entre eles noutro nível. A energia Reiki é como uma corrente elétrica no nosso corpo e quando flui de maneira correta e saudável sentimo-nos vitalizados e o mesmo acontece com os nossos cavalos. O trauma seja ele físico, emocional ou mental, uma lesão ou o próprio stress podem criar barreiras dentro do sistema elétrico do cavalo e manifestar-se a nível físico especialmente se o cavalo está numa situação de grande pressão.
Os cavalos não conseguem comunicar verbalmente por isso a maior parte da interação com o cavalo é feito de maneira não-verbal, o movimento corporal e a maneira como posicionam as orelhas e os olhos, a intuição e a sua expressão facial. Através do Reiki conseguimos outro método de comunicação que ajuda a relaxar o cavalo e se a terapia de Reiki for aplicada pelo próprio cavaleiro podem desta forma fortalecer ainda mais a ligação entre eles.
Durante um tratamento de Reiki o cavalo irá reagir de diversas maneiras e por vezes de maneiras diferentes durante as diversas sessões de Reiki. Eles podem baixar a cabeça, bocejar, moverem-se de maneira que as mãos do terapeuta fiquem onde eles querem receber a energia Reiki ou podem-se mesmo deitar e adormecer. A terapia complementar Reiki juntamente com a intenção, o objetivo e o AMOR incondicional só vai beneficiar tanto o cavaleiro como o cavalo enquanto conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário