Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI COMO FUNCIONA A TERAPIA PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

REIKI COMO FUNCIONA A TERAPIA PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS




Sinal dos tempos. A consulta não é mais a mesma no maior hospital público do coração no Brasil. Uma novidade impensável até pouco tempo atrás.
"A senhora sente a presença de Deus?”, perguntou o repórter.
“Sinto. E acredito muito. Isso pra mim é uma verdade", respondeu dona Dináh.
Dona Dináh é uma paciente de fé. Reza diariamente e pratica o pensamento positivo. Resultado? A pressão está boa.
Seu Osvaldo tem 73 anos, hipertensão, vista fraca, problemas no pulmão e no coração. Mas quem diz que ele desanima?
"Eu acredito porque tenho fé em Deus", disse seu Osvaldo.
A fé do cardiologista não vem somente do fato de ser um católico praticante. É que no consultório já viu o suficiente para não ter dúvidas: o que ele quer agora é a comprovação científica.
"As pessoas que têm espiritualidade, são mais aderentes ao tratamento. Tomam remédio com mais regularidade, fazem a sua dieta de uma forma mais regular, quer dizer, respeitam mais o seu corpo. Isso independente de religião. Quando eu falo espiritualidade, eu defino como a busca do sentido da vida, independe de religião. Religião é uma coisa individual, e não pode ser abordada numa pesquisa científica”, afirmou o cardiologista Roque Savioli, que é coordenador da pesquisa do INCOR/SP.
Teria a espiritualidade alguma influência no tratamento das doenças do coração? Aqui no Brasil, até agora, a medicina nada comprovou. Há quem diga que sim, há quem diga que não. Por isso, o Incor, o Instituto do Coração em São Paulo, resolveu investigar esse mistério. Um desafio que uma equipe de cardiologistas começa a enfrentar.
O grupo começou a se reunir este ano e ainda não tem um prazo para concluir o trabalho. O assunto, por mais abstrato que pareça, já não encontra resistência dentro do Incor.
"É um estudo piloto, inicial, nessa instituição e vai estudar nos pacientes idosos a influência do otimismo, da fé, no tratamento e no acompanhamento de várias doenças cardíacas. Eu acredito plenamente nesses benefícios", contou Roberto Kalil, chefe da Cardiologia do INCOR/SP.
Aos 73 anos, dona Ivone tem uma saúde de ferro e a vida bem resolvida há mais de uma década, depois da aposentadoria. Mas a estabilidade não livrou ela do stress da vida moderna. Uma insônia severa acabou com o sossego dela.
"Eu tinha assim uma necessidade de paz interior que eu não sabia o que era. Eu achei a paz, nas sessões de reiki", revelou Ivone Mori, professora aposentada.
O reiki é usado como terapia alternativa desde o surgimento no Japão, há quase um século. Através da imposição das mãos, acredita-se que é possível canalizar e transmitir a energia que está à disposição no Universo para promover o bem-estar. Quem já experimentou, diz que é tiro-e-queda.
"Eu estou mais equilibrada, com mais paciência. A ansiedade foi embora. Nem quero que ela chegue perto de mim, se ela chegar, vou procurar o reiki", contou dona Ivone.
A ansiedade era uma inimiga que a advogada Marizilda combatia com remédios de uso controlado. Um veneno. Mas era o mal necessário depois de uma crise aguda de ansiedade, com dois apagões.
"Os processos não andam, protocolos que foram feitos há 30, 40 dias, continuam inalterados, e no final do dia, depois de correr dois ou três fóruns, voltar par ao escritório e ter que passar pro cliente que não andou, não por culpa nossa, por culpa de um sistema que está parado totalmente, então, isso fica difícil", afirmou Marizilda Fábio, advogada.
Assim como dona Ivone, a advogada reencontrou a saúde através do reiki. Elas foram voluntárias em uma pesquisa da Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo. Esta terapia foi testada no combate ao stress em pessoas com mais de 50 anos.
"Muitas vezes no término da sessão de reiki eu ainda sinto a sensação, como se a mão ainda estivesse imposta nessa região, ou muitas vezes no joelho. Tem momentos que essa energia é fria, tem momentos que essa energia é mais quente, mas sempre reparadora", disse Marizilda.
Dona Marizilda melhorou tanto que segue a terapia até hoje. "Fico agitada, fico no corre-corre dessa cidade grande que eu vivo, e da minha profissão que eu exerço, porém o equilíbrio se mantém. Eu consigo chegar em casa, dormir tranquila, sem uso nenhum de medicação", contou.
Durante a pesquisa, as sessões de reiki foram monitoradas pelo eletrofisiógrafo. É um aparelho capaz de acompanhar a evolução do relaxamento do paciente. E isso é feito com eletrodos que medem a tensão muscular, a corrente elétrica e a temperatura corporal.
"Nós temos três dados, que juntamente com outros dados, principalmente psicológicos e de investigação de qualidade de vida, que apontam que o reiki atua de maneira integral sobre a vida da pessoa", disse o fisiopatologista da Unifesp, Ricardo Monezi.
O terapeuta que trabalha com reiki há 15 anos, no hospital da Unifesp é um voluntário ajudando os médicos a pesquisar o assunto.
“Sinto essa energia em minhas mãos. Como se fosse um formigamento. Essa energia está aqui. Eu só recebo e distribuo”, contou Luis de Almeida, terapeuta.
"O que chama a atenção da Ciência é a capacidade que o corpo do ser humano tem de canalizar esse tipo de energia e transmitir a uma outra pessoa, ou seja, é como se o ser humano fosse uma usina de energia, que fosse capaz de passar alguma coisa de boa, que energisasse, alguma coisa que trouxesse um benefício não apenas ao corpo, mas sobretudo ao ser humano de uma maneira integral", ressaltou doutor Ricardo.
Ao final da pesquisa, não foi só a qualidade de vida dos voluntários que melhorou. Cresceu também a confiança no mundo espiritual: 10%, comparando as respostas antes e depois.
"Então, a espiritualidade sai do subjetivo, ela sai de alguma aura muito pessoal, pra uma coisa que nós podemos determinar com números e validar através de procedimentos científicos", disse doutor Ricardo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário