Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: VIVENDO OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

VIVENDO OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI







O sistema original de Reiki denominado "Usui Reiki Ryoho", primeira organização de Reiki no Japão e no mundo, tem como seu fundador Mikao Usui.
Sensei Usui difundiu o Reiki inicialmente em Tóquio e através dele resgatou muitas pessoas do estado da miséria na periferia da cidades.
Porém, após certo tempo, observou que vários haviam voltado ao estado letárgico e displicente. Indagou e indagou-se. Concluiu que esquecera de ensinar duas coisas básicas para haver cura integral.
A "gratidão" e a "responsbilidade por seu próprio processo de cura".
Inspirado nos Príncípios do Bem Viver apresentado pelo Imperador Meiji, elaborou os "Cinco Princípios do Reiki".

Só por hoje:

Não se preocupe
Não se zangue
Expresse gratidão
Seja aplicado em seu trabalho
Seja gentil com os outros

Mais do que repeti-los em oração ou meditação, o grande desafio é a sua aplicação no dia a dia.

Pensar, falar e agir com sabedoria é a arte do bem viver.
É a arte de viver em sintonia com os propósitos da alma, mantendo dessa forma o equilíbrio e a harmonia do corpo, mente e espírito.
Sentir, pensar e agir na mesma direção, traz a realização, a plenitude, a felicidade.
Mantém a saúde, em toda sua dimensão, como um método natural de prevenir a doença.

Vamos também apresentar os cinco Princípios do Reiki de uma forma mais ocidental e contemporânea, trazendo-os mais próximos de nossa realidade, como ferramentas de autoconhecimento, auto-observação e autodesenvolvimento. Sabemos que a jornada de evolução da consciência se faz passo a passo e nunca acaba.

1. Só por hoje estou em atitude de gratidão e aceito minhas muitas bênçãos.

Viver num estado de gratidão nos transporta do estado vicioso da miséria para o círculo natural de abundância. Transforma um padrão de reclamação em conduta de reconhecimento.

Abrir-se para ver as tantas dádivas da vida a cada momento, focando no que temos ao invés do que queremos ter.
O universo é abundante, basta olhar em volta e agradecer.

Afirmação – Só por hoje, aceito minhas muitas bênçãos e agradeço a tudo incondicionalmente.

Exercício: Agora escreva cinco coisas a agradecer em sua vida.

2. Só por hoje, deixo de preocupar-me pois estou presente.

A preocupação resulta da sensação de separação da totalidade do Universo. Ela impede a sintonia e a percepção do nosso propósito a cada instante. Se estivermos conscientes de tudo o que precisamos, num espaço interno de gratidão, não teremos tempo para pré-ocupações com o que não temos.

Diante de um problema ocupe-se ao invés de pré-ocupar-se.
Na pré-ocupação parte de sua energia é projetada no futuro, drenando sua presença e criatividade para responder e desfrutar ao momento atual.

Afirmação – Só por hoje terei confiança.

3. Só por hoje, deixo de irritar-me pois estou em paz.

Para isso é preciso entender a raiva como energia de força vital, porém direcionada para um processo improdutivo ou destrutivo. É a ação do ego relacionado à não satisfação de desejos e expectativas.
É possível transformar a raiva em harmonia, e dar a ela uma direção produtiva e criativa, sem que para isso se exploda ou imploda, gerando toda sorte de doenças.

Ao senti-la, PARE! Tome consciência de sua força e agradeça a oportunidade dessa percepção, e respire-a dentro do seu coração, que com seu poder de alquimia, restaura o que é real.

Afirmação – Só por hoje estou em paz.


4. Só por hoje, ganho meu sustento honestamente, amando o que faço ou fazendo o que amo.

A forma como me vejo reflete minha alegria em ser uma parte da soma, a totalidade de tudo. E assim, ser honesto comigo mesmo é amar a mim mesmo o bastante para fazer aos outros o que desejo que eles me façam. Então uma ética universal se faz presente, vinda de dentro para fora sem ser imposta por leis humanas, para aqueles que não têm consciência.
Trabalhar honestamente é fazer o que se ama ou amar o que se faz.

Afirmação – Só por hoje, faço meu trabalho com amor.
5. Só por hoje amo e respeito meus pais , mestres, ancestrais e todas as formas de vida. 

Todas as formas vivas provêm da mesma fonte essencial. O respeito pela vida é o respeito pelo divino.
Aprender a amar-se, reconhecendo a divindade em si, expressa-se no respeito por tudo e todos. A ordem interna se mostra na ordem externa. Ame-se e ame todas as formas de vida: o planeta Terra, a água, o fogo, o ar, os animais, os vegetais, os seres humanos...
Honrar mestres, anciãos, ancestrais, genitores, nos conecta com o grande registro akásico, com a sabedoria, com a humildade e compaixão.

Afirmação – Só por hoje amo e respeito meus pais, mestres, ancestrais e todas as formas de vida.
 

http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=08690

Nenhum comentário:

Postar um comentário