Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: DEPRESSÃO SERÁ A DOENÇA MAIS COMUM NOS PRÓXIMOS 20 ANOS

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2013

DEPRESSÃO SERÁ A DOENÇA MAIS COMUM NOS PRÓXIMOS 20 ANOS






Jussara Penna

O conhecido médico brasileiro Drauzio Varella afirmou recentemente que nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum no mundo. Esta enfermidade que está associada ao estilo de vida moderno, pode atingir qualquer faixa etária, raça, ou classe social.

E para a Organização Mundial da Saúde (OMS) esta moléstia ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam neste pouco tempo, constituindo uma doença epidêmica, em alguns casos, de acordo com a Classificação Internacional das Doenças, pode ser identificada como crônica.

Atualmente, este estado de melancolia e falta de motivação para fazer o que antes lhe dava prazer atinge mais de 450 milhões de pessoas, segundo a própria OMS e, apenas no Brasil, existem mais do que 15 milhões de pessoas depressivas.

Para o médico cirurgião José Moromizato, esta moléstia possui sintomas parecidos com virose e não há um motivo concreto para explicar o porquê da doença, que pode ser causada por uma perda amorosa muito grande, vida financeira sem sucesso, falta da companhia de amigos, entre outros. As causas da depressão são inúmeras, mas o estresse, é a maior delas.

De acordo com o médico, para diagnosticar a enfermidade, é preciso de imediato realizar o exame físico, pois entre os maiores sintomas são falta de energia, dificuldade de concentração, insônia ou sono em excesso, problemas no estômago ou na digestão, sentimento de desesperança, mudança no apetite e tentativa de suicídio.

"Se uma doença física for descartada, o médico deverá encaminhar o paciente para um psicólogo ou para um psiquiatra. Eles vão determinar qual é o melhor tratamento para o caso: psicoterapia ou remédio ou a combinação de ambos", enfatiza.

Na opinião do médico Drauzio Varella, a terapia é um dos métodos mais efetivos que existe para tratar doenças psicossomáticas. "Durante as sessões com um psicólogo o doente começa a entender seus comportamentos, emoções, ideias, identificando o que lhe incomoda", afirma.

No entanto, outra alternativa de tratamento para a depressão é praticar exercícios físicos.

Muitas pessoas,mulheres e homens bonitos e bem sucedidos, que desfilam nas academias, em muitos casos não estão ali em busca do corpo perfeito, mas para amenizar ou acabar com os efeitos desta "doença da alma".

Num mundo com tanta gente afetada pela depressão, especialistas revelam que os cuidados com o corpo deixam de ser apenas vaidade e tornam-se parte importante no tratamento para o resgate da qualidade de vida.

Para muitas pessoas que sofrem desse mal, o exercício físico é considerado um elemento importante no tratamento. E o mais saudável. Já que se sabe que o consumo de medicamentos aumentou em 50%.

Abaixo, alguns tratamentos alternativos que também ajudam na cura da depressão:

A Dançaterapia que busca utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança, ajudando a pessoa a se encontrar, descobrir novos caminhos e superar desafios. Além disso, preserva e energia e o equilíbrio do ritmo interno do corpo, com o principal objetivo de integrar pessoas de todas as idades. Melhora a autoestima, atenção, concentração, coordenação, aprendizagem e socialização. Resumindo, Dançaterapia é convivência, é consciência do corpo, suas possibilidades (habilidades e talentos) e seus limites.

A Quick Massage é uma outra opção que alivia o estresse acumulado no pescoço e nos ombros, desconforto muito comum para muitas pessoas que trabalham praticamente o dia todo sentadas. A parte emocional também quando não está em equilíbrio também pode alterar a postura causando descompensações e como consequência causando dor.

O Reiki também atua nas partes física, emocional, mental e espiritual de nossas vidas. Durante a aplicação do reiki, a energia que vem através de um portal que se abre quando é feita a introdução das mãos, esta energia pode ir até a origem do problema, mesmo que a origem esteja no passado (nesta vida ou em outra) curando traumas, reprogramando o futuro e libertando a pessoa no presente.

O método Hatha Yoga trabalha integrando as técnicas Asanas (posturas corporais), Pranayama (exercícios respiratórios) , concentração, relaxamento e meditação. A prática integrada desses exercícios promovem o bem estar físico, vitalidade, flexibilidade e equilíbrio. Os exercícios respiratórios ajudam a expandir a nossa capacidade pulmonar, acalma a mente, além de ser um instrumento poderoso que nos ajuda a entrar em contato com a nossa natureza íntima. A sua prática leva a maior concentração, relaxamento e bem estar, o que favorece a autoestima e baixa a ansiedade.

Uma das terapias mais procuradas é a Meditação que tem como objetivo final familiarizar-se com o nosso mundo interno, aquietar a nossa mente para que possamos reconhecer a nossa natureza interior e a nossa essência. A partir disso, podemos perceber como funcionamos, quais são os nossos padrões de pensamentos e necessidades e partir disso, é possível nos transformar. Os benefícios são inúmeros: concentração e relaxamento que conduzem ao autoconhecimento e à autotransformação.

http://www.acheiusa.com/acheiusa2011/asp/noticias/mais_noticias.asp?cd_n=9447

Nenhum comentário:

Postar um comentário