Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: AS SINTONIZAÇÕES NO REIKI

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

AS SINTONIZAÇÕES NO REIKI




Que negócio é esse de sintonização?

Há muitas definições a respeito do assunto. Umas incompletas, outras distorcidas e ainda algumas totalmente erradas. Basta conversar com meia dúzia de alunos de diferentes professores para se conhecer vários ensinamentos diferentes sobre o que é uma sintonização.

Se aprofundarmos o assunto com perguntas mais diretas do tipo ?Porque existe algo de secreto nelas? Porque os olhos são mantidos fechados? O que será que se passa com o aluno?, concluímos que pouquíssimos professores explicam realmente o que é um processo de sintonização, apesar destas serem perguntas bastante compreensíveis para alguém que passará por algo que lhe prometeram que irá mudar completamente sua vida.

Como muitos ensinam, a sintonização abre o canal interno do aluno. Ora, esse canal já está aberto em cada um de nós. Se estivesse fechado, nós simplesmente não teríamos vida. O que na verdade ocorre é que nossa inconsciência não nos deixa perceber isso e a sintonização nos leva aos aspectos energéticos da nossa consciência. Faça uma rápida experiência concentrando sua atenção na ponta do seu nariz. Você sentirá de repente a sensação de que a ponta do seu nariz está lá, no lugar dela.  Você é que nunca parou para dar atenção a isso. O mesmo se dá com a energia. No momento em que nos damos conta dela, ela começa a ser sentida e quanto mais atenção prestamos a ela mais ela é sentida, e quanto mais a sentimos, mais nos conectamos à energia que nos cerca.

Mas o que acontece de verdade numa sintonização?

Durante as sintonizações o professor de Reiki usa os símbolos e os mantras (palavras que ativam e dirigem certas energias). Através da sintonização como professor de Reiki e dos símbolos e mantras dados a ele, o professor é qualificado para criar uma conexão da fonte da energia universal de vida com cada indivíduo. Adicionalmente aos símbolos e mantras, há rituais específicos necessários para dirigir a energia para certas áreas do corpo que estarão envolvidas na canalização da força do Reiki. Entretanto, todas essas técnicas absolutamente não funcionam se a pessoa que as pratica não recebeu uma sintonização pela maneira tradicional.

Uma sintonização de Reiki não nos transforma imediatamente num ser mais espiritual. Reiki não é uma pílula mágica. Temos muito a fazer depois disso, porque o real trabalho começa na sintonização. Muitas escolas espirituais usam a ferramenta da sintonização. Por exemplo, no Budismo Tibetano, o professor dá uma sintonização ao estudante para transferir energia e conhecimento existencial. É vital que a sintonização seja feita por alguém que encarna aquela energia e conhecimento. Algum pouco conhecimento técnico de como uma sintonização é executada não tem nenhum efeito. Se executamos uma sintonização que lemos em um livro, por exemplo, ou não estamos autorizados a dar, será apenas como uma brincadeira de criança e nada mais. Poderia um rádio ou TV funcionar sem a eletricidade? Por essa razão não foi possível ao Usui Sensei trabalhar segundo os velhos rolos de papel com os métodos de cura de Budha. Certamente ele tentou, mas só depois de meditar vinte e um dias foi que ele conseguiu acesso à fonte de energia universal de vida, sem a qual as técnicas não poderiam ser aplicadas.

Uma sintonização não o ajuda a se tornar outra pessoa. Ajuda a atualizar seu próprio potencial, enquanto permite trabalhar seu ego. Se você tem em seu coração o desejo para ser algo ou alguém que você não é, aprofunde-se nesse desejo. Descubra por que você não ama seu ego do modo como você é. Há uma convicção comum em grupos de Reiki, de que uma sintonização muda tudo, mas na verdade nada precisa mudar. Você é perfeito do modo que é, e a única necessidade em seu caminho espiritual é apreciar seu ego com tudo aquilo que ele requer.

Mas porque os olhos precisam estar fechados?

Durante os rituais, um processo intenso de harmonização acontece dentro do iniciado. Se os olhos ficarem fechados, ele pode participar conscientemente desse processo único. Se ao invés disso ficar seguindo os movimentos do professor, que são obscuros para ele, e tentando imaginar o que significa e que efeito tem cada movimento, será difícil perceber as coisas fantásticas que acontecem dentro dele. Deve ser do próprio interesse do iniciado fechar os olhos. Além disso, o professor que dirige o ritual não se concentraria adequadamente se vários pares de olhos ficassem analisando os movimentos dele.

Tá legal, mas o que há de secreto nisso tudo?

A razão é uma só: o respeito pela fonte de poder do Reiki. Não seria bom que algumas pessoas usassem o processo de sintonização, por exemplo, em experiências científicas de massa ou como um ritual pseudomágico, porque imaginam que também poderiam trabalhar daquele jeito. As cerimônias de sintonização são algo sagrado. O Reiki é muito importante para ser tratado como um assunto experimental qualquer.

A sintonização me dá algum poder especial?

A sintonização desenvolve algumas habilidades.
1-   O iniciado torna-se um canal de Reiki. Ele pode trazer esse poder para a terra e transmiti-lo através de suas mãos quando necessário. Para isto, ele não precisa de concentração ou exercícios. Se o Reiki é necessário, é suficiente colocar as mãos ou ter contato com o receptor para que ele possa fluir.
2-   É criado um tipo de proteção para evitar que a energia pessoal do canal de Reiki seja transmitida para o receptor. Isto previne o enfraquecimento da pessoa que dá o tratamento e a protege de se confrontar com a estrutura desarmônica de outras pessoas no nível energético.
3-   O canal de Reiki recebe proteção que previne desarmonias energéticas, embora o Reiki seja um caminho de mão única.
4-   A sensibilidade para perceber energias sutis é aumentada. Depois de uma sintonização algumas pessoas notam percepções novas em suas mãos quando as colocam em alguém por um longo período de tempo.
5-    Todas essas habilidades são profundamente ancoradas para sempre na personalidade do iniciado. Elas não podem ser removidas porque são um presente divino.

Por tudo isso, cada pessoa só precisa participar uma vez na vida dos rituais preparatórios. Todos os que tomam parte nas sintonizações recebem estas habilidades. Não há nenhuma sintonização falha contanto que elas sejam conduzidas por um professor tradicionalmente treinado com os símbolos, mantras e rituais sagrados. Isto pode soar um pouco presunçoso, afinal de contas, todos cometemos erros. Por que não professores de Reiki também? Mas não é o professor que conduz a sintonização. Ele só produz o contato à fonte de energia de vida universal. Todo o resto é efetuado por alguém "acima". As coisas feitas pelos seres humanos são defeituosas e transitórias. Porém, um laço criado por Deus não está sujeito às leis do mundo material.

Sintonização e iniciação são a mesma coisa?

Uma sintonização, que é a melhor tradução para a palavra ?attunement? encontrada em vários livros, é uma transferência individual de energia. Por exemplo, no primeiro nível de Reiki Ocidental da linhagem da Sra. Takata há quatro sintonizações, porque originalmente no Japão o primeiro grau de Reiki possuía quatro sub-níveis.  Entretanto, a iniciação é o processo inteiro, e as instruções para o uso de Reiki fazem parte de uma iniciação completa.


Jorge Vidal
http://www.reikimawashi.com/Artigos.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário