Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI, A ENERGIA DO UNIVERSO

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REIKI, A ENERGIA DO UNIVERSO




Publicado no Jornal Ganesha

http://www.ganesha.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=291:reiki-a-energia-do-universo&catid=2:artenvia&Itemid=3


Compreender o Reiki com um pensamento linear e cartesiano torna-se uma tarefa praticamente impossível, uma vez que esta energia sutil presente no universo atua em campos energéticos que nossa ciência atual ainda se mostra ineficaz em medir, estudar e principalmente compreender.
A física moderna, apresentada ao mundo pelas teorias de Albert Einstein, sugere que toda matéria contém energia e consequentemente, toda energia possui matéria, todavia nossos mais célebres físicos não se mostraram capazes de compreender esta questão da energia, que vem aos poucos sendo desvendadas pela teoria recente da mecânica quântica (física quântica), que, por sua vez, tem-nos apresentado um mundo de possibilidades nunca antes imaginadas.
O Reiki é uma dessas energias presentes no universo e que permeia todos os seres vivos.
Nós, seres humanos somos o canal perfeito para emanação dessa energia, pois afinal, ao contrário do que muitos erroneamente pensam, somos seres espirituais vivendo em um mundo material, somos seres energéticos e não o contrário.
Emanamos energias a todo instante, sobretudo através da ação de nossa mente, o que nos distingue dos demais seres vivos. Não sou capaz de negar as capacidades de razão dos demais seres vivos, porém ainda não temos como mensurá-las. Já, nós, seres humanos, somos plenamente capazes de modificar a realidade que estamos inseridos, mesmo que de maneira inconsciente.
Emitimos energias quando pensamos, quando falamos, quando oramos, consumimos energias quando respiramos, quando comemos (digestão), quando praticamos exercícios, enfim, a energia é algo constante em nossas vidas.
Por vezes, ainda sem conhecimento disso, roubamos energias ou mesmo nos permitimos roubar energias de outros seres humanos, através de um processo denominado "vampirismo energético", algo que ocorre inconscientemente quando estamos com pouca energia e precisamos nos equilibrar. Sem saber como fazer isso por métodos naturais, roubamos de alguém próximo de nós, desarmonizando assim aquele que contra sua vontade tem sua energia sugada.
Alguns seres humanos mais conscientes, que naturalmente encontraram o caminho do desenvolvimento pleno da mente, possuem meios próprios e naturais de adquirir e concentrar energia, seja através de sua fé, da meditação, da mentalização, da respiração, pelo contato com a natureza, ou por qualquer outra das muitas maneiras.
Essa energia universal que os chineses chamam de KI, os indianos de Prana e os Reichianos de Orgon, em síntese constituem-se a mesma coisa, ou seja, uma energia sutil que está presente no universo e que anima e integra a tudo e a todos, harmonizando nosso campo energético e promovendo equilíbrio que consequentemente contribui para melhora em todos os corpos, quer seja físico, mental, espiritual ou energético, fazendo com que nossa vibração aproxime-se da vibração do universo, o qual somos ao mesmo tempo co-criadores e parte integrante.
O Reiki foi “redescoberto” (se podemos assim dizer) por Mikao Usui, no monte Kurama, um local a séculos procurado por pessoas que buscavam respostas e sentido para suas dores, era uma espécie de local sagrado, onde as pessoas iam para meditar, refletir e harmonizar-se.
Hoje, no ocidente é considerado um método de terapia energética, um entre tantos outros métodos e técnicas que compõe o arsenal terapêutico das terapias ditas holísticas, integrativas ou naturais.
Consiste num processo onde o terapeuta reikiano voluntária e conscientemente se coloca a serviço da cura, tornando-se canal por onde flui a energia Reiki, a fim de promover melhoria do quadro apresentado pelo cliente, quer seja fruto de um problema físico, emocional, espiritual ou energético. O Reiki atua em todas as esferas.
Basicamente o processo é simples. A energia Reiki que está no universo flui para o terapeuta reikiano por meio de um processo consciente, que por sua vez, a envia através de suas mãos ao cliente, que recebe e beneficia-se da energia.
Vários experimentos sérios já foram realizados por pesquisadores e universidades de renome, como por exemplo a USP (Universidade Federal de São Paulo) e comprovaram a eficiência do reiki como forma de terapia, com evidências de melhora e cura.
Em minha experiência pessoal como terapeuta e muito partidário do novo método investigativo “baseado em evidências” tenho observado a ação do Reiki em meus clientes, seja sua aplicação em seções locais e mesmo a distância, coisa que como pensador racional e cientista (das ciências humanas) era algo que eu custava a acreditar e compreender.
Essa relação com o Reiki foi de vital importância para mim no momento em que me permitiu perceber como tudo e todos estão intrinsecamente ligados, como que por uma rede (teia) de energia que interage e interconecta tudo que existe.
A teoria do caos já dizia que não existem acontecimentos isolados e que um acontecimento aparentemente simples aqui pode provocar um acontecimento muito maior do outro lado do mundo. Para mim era apenas uma teoria interessante que começou com observações de um meteorologista que não devia ter nada pra fazer, mas hoje após conhecer e praticar o Reiki compreendo essa complexa conexão que não vemos nem sentimos, mas que de algum modo nos liga a tudo.
O Reiki não está vinculado à nenhuma religião oriental nem ocidental, nem tampouco traz em seu bojo nenhum tipo de fé ou dogma religioso de nenhuma espécia, sobretudo acredita que essa energia universal só pode fluir do Criador. Razão pela qual como estudioso e praticante da religião Cristã, não vejo motivos para acreditar que o Reiki é contrário à Deus ou aos ensinos de Cristo, muito pelo contrário, vejo nele um saber perdido que nós seres humanos esquecemos e deixamos de lado, a arte de curar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário