Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: INFLUÊNCIA DO REIKI EM CRIANÇAS

Pesquisar este blog

sábado, 1 de dezembro de 2012

INFLUÊNCIA DO REIKI EM CRIANÇAS




Investigação de Vânia Soares revela influência do Reiki em desenhos infantis.



De que forma o Reiki foi incluído nesta investigação?
Estava muito longe de imaginar integrar o Reiki como ferramenta no trabalho que tive que desenvolver no âmbito da Unidade Curricular Projeto, do curso de Pós-Graduação em Educação Especial, no Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leira. No entanto, e citando Albert Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”.
A ideia de integrar o Reiki no meu projeto amadureceu quando surgiu aliada também a um conjunto de sincronicidades que me fizeram acreditar que este era o caminho certo para avançar. Apesar de a proposta ter sido aceite pela minha orientadora, a minha desorientação era total, pois estava longe de saber como haveria de dar início ao projeto. Incrivelmente, foi durante uma sessão de esclarecimento com a mesma, que a minha pergunta de partida nasceu.
Como professora do Ensino Básico, Variante de Educação Visual e Tecnológica, sou colocada inúmeras vezes perante situações em que alunos utilizam o desenho para comunicar, exteriorizar pensamentos e emoções, refletindo nele também o seu estado de espírito. Nesta óptica, decidi perceber a forma como a terapia de Reiki, enquanto terapia de desenvolvimento humano, poderá ser útil e influenciar a realização de um desenho de uma criança. Ou seja, estudar a possibilidade de existir, ou não, uma relação entre o desenho e a influência da terapia de Reiki com crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem.
Que metodologia foi usada neste estudo?
A realização do desenho infantil é influenciado por múltiplos fatores e não ocorre de igual maneira em todas as crianças. A metodologia neste estudo foi criada por mim e assentou sobretudo na minha experiência profissional e relacional com crianças. Os pontos fortes deste estudo centram-se na recolha e análise dos desenhos em três momentos: antes, após a primeira terapia e após cinco sessões de terapia. Isto permite ao observador, de forma empírica, tirar as suas conclusões sem ter necessidade de recorrer a conhecimentos específicos da área do desenho e do Reiki. Na qualidade de terapeuta e investigadora deste estudo, procurei ser o mais imparcial possível na análise dos resultados, recorrendo, por isso, também, a uma extensa fundamentação teórica.
Quais as principais conclusões alcançadas?
Podemos inferir, a partir dos elementos que dispomos, que houve alterações comuns a todas as crianças. Por exemplo, o fato de todas as crianças passarem, após as cinco terapias, a utilizar a parte inferior central da folha, o que anteriormente não se verificava. Alguns autores defendem que a representação gráfica na parte inferior central da folha indica o momento presente, a harmonia, a disponibilidade. Contrariamente, as partes inferior direita e esquerda da folha, indicam instabilidade, tensões ou ansiedades face a acontecimentos do passado ou futuro, respectivamente. Em relação às proporções e dimensões das figuras, podemos observar que estas aumentaram significativamente em relação aos primeiros desenhos, projetando uma maior exteriorização do Eu. Sendo o Reiki uma possibilidade terapêutica complementar que nos confere a possibilidade de tratar o Ser nas dimensões física, mental, emocional e energética a partir do princípio holístico, o fato de eu sentir, neste estudo, o fluxo da “energia amarela” penetrar no interior destas crianças, e observar os seus efeitos no papel, sob a forma de pontos, linhas, formas e cores, tornou-se para mim um desafio e uma agradável surpresa. Decorridos alguns meses, é com um sentimento de grande emoção que a criança “L” me pergunta sempre: “ Quando é que vens trabalhar comigo?”
De que forma poderia o Reiki vir a ser integrado, no futuro, como terapia de apoio a crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e dificuldades de aprendizagem?
A ordem da vida consiste em fazer escolhas, passar por experiências, adquirir conhecimentos e transmiti-los. Este trabalho, a par de tantos outros, surge como incentivo à mudança. O de despertar as mentes para a possibilidade de integrar o Reiki a par de outras terapias recentes, como a hipoterapia, musicoterapia, arteterapia, entre outras, na educação especial. As crianças são seres muito especiais, receptores natos de tudo o que é energia. Os benefícios da aplicação da terapia Reiki em crianças com NEE, cuja condição física, mental e emocional, na sua maioria, as distingue das outras crianças, poderá ser imediata e claramente benéfica. Neste estudo, o desenho foi um meio pelo qual pudemos ascender ao impacto ou efeitos desta terapia sobre a criança com NEE e dificuldades de aprendizagem através do aumento da auto-estima, concentração, redução dos níveis de ansiedade e de insegurança. Desenvolver uma linguagem e uma visão assentes na filosofia de Reiki bastará para que cada professor ou terapeuta ocupacional ganhe uma nova visão de si mesmo e dos que o rodeiam, potenciando-o com o poder de auto-cura, motivando-os a ajudar o seu próximo, criança ou adulto, com a certeza que a energia Reiki fluirá para o seu bem supremo. Quando se pretende atingir um objetivo que vise o bem-estar do nosso próximo, o Universo com toda a certeza abrirá portas para que o mesmo seja realizado.

As crianças são especialmente perceptivas quando se trata de energia curadora. 
Nesta Nova Era existem muitas crianças com características pouco comuns. Estas crianças podem revelar algum mal-estar ou características como a hiperatividade, resultantes da dificuldade em aceitar os modelos impostos pela sociedade. 
Para as crianças é muito importante conectarem-se com a Energia Universal (Reiki) de modo a sentirem-se mais seguras e fortalecidas, estabelecendo uma maior ligação com a sua família. 
É fundamental o apoio dos pais no seu processo de crescimento, sendo positivo e benéfico a criança fazer a Iniciação em Reiki.
Fonte: http://quinta-do-sol.webnode.pt/reiki/


Nenhum comentário:

Postar um comentário