Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: HISTÓRIA DO REIKI

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO REIKI





Mikao Usui

Mikao Usui (1865–1926) era monge budista (algumas fontes o dão como padre cristão) em Kioto, Japão, e professor na universidade local. Seus estudos concentravam-se em descobrir como Jesus e Buda conseguiam realizar curas milagrosas. Ele supunha que era possível curar com as mãos, através da força vital que as mesmas emanavam. Mas, desconhecia de que modo isso funcionava.

Dizem os primeiros reikianos que ele foi aos Estados Unidos, para a universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo e Buda. Ali, tornou-se doutor em teologia. Mestre Usui, após pesquisar medicina chinesa, sutras budistas, etc., conseguiu construir um sistema de cura.

Mas percebeu que faltava algo ao sistema. Então, ele subiu ao Monte Koryama, no Japão. Ali ele passou 21 dias meditando e jejuando. No último dia, sentiu a energia Reiki descer sobre sua cabeça. (pesquisadores jamais encontraram prova alguma da passagem de Mikao Usui pela citada universidade ou que tenha, pelo menos, pisado em solo americano).

Depois Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos mestres do Reiki.



Chujiro Hayashi

Chujiro Hayashi (1878-1941) contava com 45 anos de idade, quando encontrou pela primeira vez Dr. Mikao Usui, que naquele momento anunciava sua palestra em um templo das proximidades. A honestidade e abertura demonstrada por Mikao enquanto falava sobre a sua descoberta de como ativar o poder de auto-cura das pessoas deram asas à sua imaginação. Quanto mais ouvia, mais crescia a sua fascinação por Usui, que com sua humildade percorria o Japão para se dedicar aos necessitados.

Atendendo a um convite de Mikao Usui em acompanhá-lo, (pois este o achava jovem demais para se aposentar), recebeu iniciação no Reiki, viajou por diversas regiões do país, onde pode presenciar a cura de muitos males. Encontrou nesse momento o que estava procurando: uma forma de servir ao próximo e se comprometeu profundamente com a prática do Reiki.

Alguns anos mais tarde o Dr. Hayashi, reconhecendo a importância de alcançar uma forma sistemática de cura, fundou a clínica em Tóquio, próximo ao palácio imperial, em um terreno amplo o suficiente para abrigar além da clínica também a sua residência, mantendo toda a privacidade necessária e onde as pessoas podiam receber terapia e aprender Reiki. Dada a sua boa localização e fama, a clínica de Hayashi expandiu o Reiki também para as pessoas mais influentes da nação.



Hawayo Takata

Hawayo Kawamuru (Takata, mais tarde) nasceu em 24 de Dezembro de 1900, numa família de cortadores de abacaxi, na Ilha deKauai, Havaí, em Hanamaulu.
Casou-se com o tesoureiro duma plantação, Saichi Takata, em 1917; foram felizes e tiveram duas filhas. Saichi Takata morreu de um ataque cardíaco aos 32 anos, em Outubro de 1930. Durante os cinco anos seguintes, Hawayo Takata, viúva e com duas crianças pequenas, passou a ter graves problemas de saúde entre os quais, esgotamentos nervosos. Diagnosticou-se também uma doença de fígado que exigia uma cirurgia, mas devido a problemas respiratórios, o uso de anestésicos era contra-indicado. A sua saúde deteriorou-se tendo-lhe os médicos afirmado que sem uma cirurgia, ela não sobreviveria, mas, se praticada, ela morreria. Mais tarde, foi para o hospital Maeda, em Akasaka onde ficou internada por várias semanas. Foi marcada a cirurgia. A essa altura, foi também diagnosticada apendicite, um tumor e cálculos biliares. Na noite anterior à intervenção cirúrgica, Takata ouviu uma voz interior que disse: “A operação não é necessária.” Quando estava já na mesa de cirurgia, ouviu de novo a voz e questionou o cirurgião se não haveria outro método para a sua cura. O médico respondeu-lhe: “Sim, se puder permanecer no Japão o tempo necessário”. Falou-lhe então, sobre a clínica de Reiki de Chujiro Hayashi; Takata dirigiu-se logo para lá. Em quatro meses, estava completamente curada no nível físico, mental e espiritual. Takata, tão maravilhada ficou, que pediu que lhe passassem os ensinamentos. De início foi recusada, não porque fosse mulher, mas porque era estrangeira. Hayashi não queria que o Reiki fosse praticado fora do Japão, naquele tempo, mas com o tempo e com a insistência de Takata, cedeu.
Hawayo Takata, recebeu os ensinamentos de Reiki I, na primavera de 1936 juntando-se aos terapeutas que trabalhavam na clínica e, em 1937, recebeu os ensinamentos do Reiki II, voltando de seguida ao Havaí onde inaugurou a sua primeira clínica Reiki em Kapaa, sendo bem sucedida no seu trabalho.
No inverno de 1938, Chujiro Hayashi visitou Takata e juntos empreenderam uma digressão para ensinar e divulgar o Reiki. Ela recebeu os ensinamento do Shinpiden (o Mestrado em Reiki, conforme a nossa visão Ocidental), em 21 de Fevereiro de 1938, tendo apresentando Hayashi nessa ocasião, a Sr.ª Takata como Mestre / Professora e sua sucessora. Em 1939, Takata inaugurou o seu segundo centro de Reiki em Hilo.

Graças a Takata, o Reiki espalhou-se então pelo Ocidente: depois do Hawai, em vários outros locais dos Estados Unidos da América e finalmente para o Canadá e Europa. Viveu até aos 80 anos, apresentando sempre uma aparência jovial. Consta que formou centenas de pessoas no Reiki, homens e mulheres. Faleceu em 11 de Dezembro de 1980.

Saudações Reikianas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário